segunda-feira, 2 de julho de 2012

ruido/mm, dia 21 as 21 no Paiol!




A banda curitibana ruído/mm (ruído por milímetro, escrito em letra minúscula mesmo) realiza dia 21 de julho de 2012, as 21h, no Teatro do Paiol, o lançamento de seu terceiro disco, Introdução à Cortina do Sótão. Uma reunião de valsas distorcidas com a vontade de contar novas histórias. Nos últimos anos, eles tocaram em diversas cidades do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul e tiveram o alcance de suas músicas instrumentais amplificado pelo trabalho de jornalistas, blogueiros e admiradores de dentro e fora do país. Introdução… entra na discografia do ruído na sequência de A Praia (2008) e do EP debut, Série Cinza (2003).


Historinha:

Era uma dessas frias noites curitibanas, em frente a um bar da rua Trajano Reis, Giva e Liblik falavam animados sobre como a capa do disco* tinha ficado legal, e deixava clara uma intenção ainda não pensada por eles. “Ficou bem post-rock, né? Agora assumimos de vez… Mas mal sabem eles [as pessoas] que o disco não tem nada disso”, comentou Giva. 

O diálogo entre o baterista e pianista do ruído/mm era uma extensão do que já rolava na lista de e-mails da banda. O álbum Introdução à Cortina do Sótão é o fim de um ciclo de mudanças e amadurecimento, que registra os caminhos por outros ritmos percorridos por eles nos últimos anos. O tal post-rock e distorções continuam lá, mas em um cenário simplificado e bem resolvido. 

O terceiro disco reúne novas composições com o material que já fazia parte do repertório ao vivo do ruído e que não entrou no trabalho anterior deles, o elogiado álbum A Praia, de 2008. A gravação e produção é toda curitibana** e a distribuição virtual será feita pelo selo Sinewave (http://www.sinewave.com.br), com download liberado junto com toda a discografia da banda.

Diferentes frentes que formam um mosaico inicial de nascimento do Introdução…, ainda com a possibilidade de virar um documentário, portal virtual e assim seguem os ruídos por aí.

Além de Giovani “Giva” Farina (bateria) e Alexandre Liblik (piano), a nova formação do ruído conta com Rafael Panke (baixo), Ricardo “Pill” Oliveira (guitarra) e André Ramiro (guitarra). O conjunto ficou robusto e seguro com a condução das composições e na síntese das referências. Uma nova fase arejada, protegida e intermediária… Exatamente como aquele espaço que divide nossas confortáveis vidas com um céu infinito que paira sobre os telhados de nossas casas. 

*A arte da capa do disco é trabalho da fotógrafa Mariana Zarpellon e do designer Jaime Silveira.

**As etapas de produção e gravação foram acompanhadas de perto e registradas por Felipe Gollnick, responsável pelo blog Defenestrando (http://www.defenestrando.com).


Formação:
  • André Ramiro: guitarra
  • Giovani Farina: bateria
  • Rafael Panke: baixo
  • Ricardo Pill: guitarra
  • Alexandre Liblik: piano, teclado e escaleta


ruído/mm na imprensa

“ruído/ mm é dessas bandas que parecem conseguir olhar para todo lado, a todo momento, como se estivessem constantemente em um campo aberto de lucidez, climas e imagens: uma praia, talvez.” Claudio Szynkier / TRAMA VIRTUAL“O ruído/mm é um clássico recente do nosso rock instrumental. Espacial refinado, camadas de ruídos, de outros sopros suaves; andamentos refinados, alguma coisa de jazz, outra de câmara; melodias bonitas, folia de instrumentos e senso de conjunto bem raro.” Rodrigo Maceira / Blog da MTV“Basta fechar os olhos e deixar-se levar pela suavidade de 'Sanfona' ou 'Praieira' e a épica e alucinante canção que nomeia o disco, ambas que arrepiam durante seus mais de nove minutos cada uma.” / Revista O GRITO

“Sem dúvida é um dos grandes grupos instrumentais do Brasil” / Portal BEM PARANÁ

“Uma delas é 'Sanfona', do bombástico disco A Praia, que os jovens curitibanos do ruído/mm acabam de assinar. A 'praia' aqui é post-rock-loucura, com sanfona, harmonias e climas muito particulares.” / Radio UOL  
“Seu som quase indescritível impressiona por sua consistência, abrindo possibilidades para várias interpretações.” Murilo Basso SCREAM AND YELL

“A nota de um integrante dá vazão ao acorde de outro, e assim começa uma conversa em que cada um sabe criar, argumentar, responder e enfim pontuar.” / BANANA MECÂNICA 

“'Valsa dos Desertores' abriu o set e a viagem musical. Com influências diretas de Mogwai – passando por Yo La Tengo e Debussy – baixo, bateria, escaleta e sanfona colorem o peso de quatro guitarras, criando uma rede de sons viscerais que ora são drama, ora explosão.
 Cristiano Castilho /GAZETA DO POVO
“Sabonetes, Heitor e Banda Gentileza e as excelentes ruído/mm (lê-se ruído por milímetro) e Copacabana Club são as bandas escaladas para o evento, que rola no clube Inferno” /  FOLHA DE SP – ILUSTRADA

Nenhum comentário: